Deixarei para vocês o projeto escrito, com todas as informações necessárias para a coordenação e as etapas para que todos possam avaliar as informações e facilitar o passo a passo do projeto.
JUSTIFICATIVA:
Um projeto com o gênero cordel pode
ser uma boa oportunidade de a escola ter um encontro com a experiência cultural
que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação
de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e
quanto aos diversificados temas que aborda.
Assim o projeto pode colocar “na
ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada ao segundo plano nos
materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer,
valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os
significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do
cordel.
Além disso, é bem interessante
discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência,
acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e
diversificada do que já é.
OBJETIVOS:
· Objetivo geral:
. Esse projeto visa desenvolver o
gosto pela leitura e a capacidade de escrita através da rica cultura popular
brasileira. A literatura de cordel conta de maneira simples a vida das pessoas
humildes de nosso país, mas que são ricas em conhecimentos, histórias,
vivências, e exemplos de vida.
·Objetivos específicos:
. Promover uma aproximação com a cultura popular.
. Reconhecer a diversidade literária do Brasil
. Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (popular) e a
caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos)
na utilização do Cordel
. Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a
realidade.
. Contribuir para o resgate da literatura de cordel
. Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo;
. Identificar e analisar variantes linguísticas regionais nos textos;
. Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
. Leva os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar
isto oralmente;
. Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de
versos;
. Organizar um mural/feira para exposição dos cordéis;
. Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar
ideias, sentimentos e opiniões;
. Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de
informações, de prazer e de conhecimento.
PLANOS DE AÇÃO
· ETAPA 1:
. Realizar pesquisas na biblioteca,
internet e materiais fornecidos pela professora;
· Estudar a origem, história, rimas,
métricas e a produção brasileira.
· Pesquisar a biografia dos
cordelistas brasileiros.
· Apresentar a variação linguística:
Utilizando textos de Patativa do Assaré, mostrar aos alunos que a língua
popular por muitas vezes é ridicularizada, porque o povo é discriminado. Assim,
levá-los a perceber que a linguagem ‘certa’ não é apenas a que esta na mídia e
nos falares de pessoas de altas classes sociais.
· ETAPA 2:
. Contato direto com a Literatura de Cordel.
. Os alunos irão iniciar o contato através de
histórias contadas pela professora em sala de aula ou espaço aberto como o
pátio ou salão do colégio.
. Farão leitura do livro “O fantástico Mundo do
Cordel” de Arlene Holanda, onde irão identificar a saga do cordel, da Europa ao
sertão nordestino, onde se desenvolveu e ganhou identidade própria, imergindo
em um mundo encantado e povoado de aventura e magia.
· Apresentar folhetos de cordel do
projeto para leitura e apreciação.
· Identificação das rimas.
· Identificação dos temas.
· ETAPA 3:
. Escolha do temas para elaborar textos
· Os alunos escolherão temas para a
confecção de suas poesias: amor, amizade, problemas sociais, boatos e fofocas,
humor, terror.
· Também serão pesquisadas figuras,
ilustrações, biografias de cordelistas, fotos e poemas para a confecção de
cartazes de divulgação do projeto e de um livro de cordel.
· ETAPA 4:
Arte:
. O trabalho com xilogravura (ilustrações populares obtidas por
gravuras talhadas em madeira)
· A origem da xilogravura Nordestina;
· Mostrar aos alunos que a
xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos
de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;
· Confecção de Releituras de
Xilogravuras com tinta e prato de isopor;
· Mostra dos trabalhos
· Confecção de um painel para
divulgar os trabalhos de xilogravuras na escola.
MATERIAL UTILIZADO
.
Folhas de papel canson
. 18 Cartolinas coloridas em cores
diversas
. Barbante suficiente para fazermos
as cordas para expor os folhetos
. Prendedores de madeira (cerca de 80
unidades), pois todos os trabalhos serão pendurados.
. Bandejas de isopor para confecção
da xilogravura nas telas
. Tinta guache em cores diversas
. Rolinho de espuma para a confecção
da xilogravura
. Papel crepom para decoração da sala
. Papel dobradura
AVALIAÇÃO
As atividades permitirão à professora
uma avaliação individual, já que as produções são independentes. Serão
considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos
trabalhos. Serão avaliados: pesquisas sobre os autores, produção dos cordéis,
confecção da xilogravura e respeito ao prazo de entrega.
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