domingo, 27 de dezembro de 2015

PROJETO LITERATURA DE CORDEL



Deixarei para vocês o projeto escrito, com todas as informações necessárias para a coordenação e as etapas para que todos possam avaliar as informações e facilitar o passo a passo do projeto.






JUSTIFICATIVA:

Um projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade de a escola ter um encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que aborda.
Assim o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada ao segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do cordel.
Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e diversificada do que já é.

OBJETIVOS:

· Objetivo geral:

. Esse projeto visa desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de escrita através da rica cultura popular brasileira. A literatura de cordel conta de maneira simples a vida das pessoas humildes de nosso país, mas que são ricas em conhecimentos, histórias, vivências, e exemplos de vida.

 ·Objetivos específicos:

. Promover uma aproximação com a cultura popular.
. Reconhecer a diversidade literária do Brasil
. Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (popular) e a caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel
. Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade.
. Contribuir para o resgate da literatura de cordel
. Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo;
. Identificar e analisar variantes linguísticas regionais nos textos;
. Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
. Leva os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente;
. Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos;
. Organizar um mural/feira para exposição dos cordéis;
. Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões;
. Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento.

PLANOS DE AÇÃO

· ETAPA 1: 

. Realizar pesquisas na biblioteca, internet e materiais fornecidos pela professora;
· Estudar a origem, história, rimas, métricas e a produção brasileira.
· Pesquisar a biografia dos cordelistas brasileiros.
· Apresentar a variação linguística: Utilizando textos de Patativa do Assaré, mostrar aos alunos que a língua popular por muitas vezes é ridicularizada, porque o povo é discriminado. Assim, levá-los a perceber que a linguagem ‘certa’ não é apenas a que esta na mídia e nos falares de pessoas de altas classes sociais.

· ETAPA 2: 

. Contato direto com a Literatura de Cordel.
. Os alunos irão iniciar o contato através de histórias contadas pela professora em sala de aula ou espaço aberto como o pátio ou salão do colégio.
. Farão leitura do livro “O fantástico Mundo do Cordel” de Arlene Holanda, onde irão identificar a saga do cordel, da Europa ao sertão nordestino, onde se desenvolveu e ganhou identidade própria, imergindo em um mundo encantado e povoado de aventura e magia.
· Apresentar folhetos de cordel do projeto para leitura e apreciação.
· Identificação das rimas.
· Identificação dos temas.

· ETAPA 3: 

.  Escolha do temas para elaborar textos
· Os alunos escolherão temas para a confecção de suas poesias: amor, amizade, problemas sociais, boatos e fofocas, humor, terror.
· Também serão pesquisadas figuras, ilustrações, biografias de cordelistas, fotos e poemas para a confecção de cartazes de divulgação do projeto e de um livro de cordel.

· ETAPA 4:

 Arte:

. O trabalho com xilogravura (ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira)
· A origem da xilogravura Nordestina;
· Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;
· Confecção de Releituras de Xilogravuras com tinta e prato de isopor;
· Mostra dos trabalhos
· Confecção de um painel para divulgar os trabalhos de xilogravuras na escola.

MATERIAL UTILIZADO

.  Folhas de papel canson
. 18 Cartolinas coloridas em cores diversas
. Barbante suficiente para fazermos as cordas para expor os folhetos
. Prendedores de madeira (cerca de 80 unidades), pois todos os trabalhos serão pendurados.
. Bandejas de isopor para confecção da xilogravura nas telas
. Tinta guache em cores diversas
. Rolinho de espuma para a confecção da xilogravura
. Papel crepom para decoração da sala
. Papel dobradura


AVALIAÇÃO

As atividades permitirão à professora uma avaliação individual, já que as produções são independentes. Serão considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos trabalhos. Serão avaliados: pesquisas sobre os autores, produção dos cordéis, confecção da xilogravura e respeito ao prazo de entrega.




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