domingo, 28 de fevereiro de 2016

LINGUAGEM - AUMENTANDO O VOCABULÁRIO


Tudo o que levamos para a sala de aula, deve ser planejado anteriormente, de forma que possamos ter uma gama de informações para que todos venham adquirir conhecimento.
Em Linguagem esta semana, trabalhei com meus alunos o Masculino e o Feminino, aproveitando para acrescentar palavrinhas que mudando somente uma letra, conseguimos formar muitas outras com significados diferentes.
Foi muito gratificante vivenciar este momento com os pequenos, pois eles absorveram a ideia, identificando e criando novas palavras.





ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Desde cedo é importante conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação rica, colorida e saudável!
Em Linguagem Oral e Escrita, pudemos trabalhar com um banco de palavras, identificando quais eram as frutas, as verduras e os legumes.
Colamos em cartazes separados e cada aluno escolhia um alimento e escrevia seu nome com a ajuda de todos da sala, atentando ao som e a grafia.
A conversa se prolongou quando em roda conversamos sobre como é importante comer bem e praticar exercícios físicos!






MATEMÁTICA - INTERPRETANDO UM GRÁFICO


Nada melhor do que trabalhar o próprio nome e dos amigos!
Cada aluno teve uma plaquinha com seu nome, contaram o número de letras e todos iam acrescentando em um gráfico as informações fornecidas.
Assim trabalhamos de forma interdisciplinar :
- Escrita dos nomes
- Contagem
- Comparações
- Mais que e menos que
- Cores

Eles adoraram!



LINGUAGEM - PARTES DO CORPO


 Na Educação Infantil trabalhamos com as crianças o ESQUEMA CORPORAL através da observação do seu próprio corpo e traços específicos.
Cada aluno no espelho, observa e reproduz  mês a mês, de forma que, podemos verificar com riqueza de detalhes o seu desenvolvimento e percepção de si mesmo.
Aproveitando este tema, trabalhamos em Linguagem Oral e Escrita, um banco de palavras através de figuras, onde cada um descrevia o desenho e juntos formávamos as palavrinhas pelo seu som.